2012.n°10. Comunhão de Portugal

portugal.comunhão.jacquesOs Amigos em Comunhão de Portugal é um grupo constituído por cerca de 12 pessoas que se encontram presencialmente. Leigos que partilham a espiritualidade e carisma dos Irmãos Missionários e das Irmãs do Campo.
Este grupo reúne-se sensivelmente de 2 em 2 meses em casa de uns e de outros, para partilhar, rezar, conviver… A oração, a relação entre os problemas do quotidiano e a fé, a comunhão com todos os Irmãos, Irmãs e amigos são temas de reflexão e interpelação para todos nós.  Alguns elementos do grupo, apesar de geograficamente mais distantes, como é o meu caso, foram chamados de amigos em “telecomunhão”. Quando não é possível participar nos encontros, o nossa amigo António Fronteira faz-nos chegar por email os ecos do encontro, acompanhados por belas fotografias.  
Infelizmente já não podemos contar com a presença permanente dos Irmãos e das Irmãs do Campo em Portugal, assim a “telecomunhão” entre amigos, Irmãos e Irmãs faz-nos estar um pouco mais próximos na partilha, na oração, na fé… Após a sua saída de Portugal tentamos reinventar novas formas de vivermos juntos a nossa vocação de leigos. Tentamos assim, acima de tudo viver uma experiência de amizade e de fraternidade.

E de forma a continuar a viver e fortalecer esta comunhão entre leigos,prière.lundi Irmãos e Irmãs do Campo surgiu a ideia da “Oração de segunda-feira” enviada por email. A segunda-feira é o dia dedicado à comunhão entre os amigos, Irmãos e Irmãs. Desde outubro de 2003, durante um fim de semana dos Amigos em Comunhão de França, surgiu a questão de marcar de uma forma mais visível a comunhão entre os irmãos, irmãs e leigos. Assim, a cada segunda-feira é enviada uma pequena oração por email ou por correio.
portugal.comunhão.2012Neste sentido, e a propósito da passagem por Portugal, no mês de Fevereiro, da Irmã Sylvie Mériaux e Claire Sourice surgiu a ideia de enviarmos por email uma pequena oração todas as segundas-feiras. Uma outra forma de vivermos a comunhão entre nós as três! Começámos então a partilhar esta ideia com outros amigos que quiseram também participar e receber a oração de segunda-feira. Atualmente cerca de 50 pessoas a recebem. Trata-se então de uma oração franco-portuguesa, escrita em francês e em português, acompanhada por belas imagens, música e por vezes algumas notícias e intenções.  
Inventamos assim novas formas de parar, de rezar e de estarmos mais próximos na fé, continuando a partilhar e manter vivo este carisma tão especial dos Irmãos e Irmãs do Campo.

Sofia Delgadinho, Portugal

Imprimir E-mail