A Liturgia está no coração de nossas vidas:
A Liturgia está no coração de nossas vidas : o Padre Michel Epagneul e Irmã Ghislaine Aubé viam a liturgia como um movimento unificante de diversos aspetos de nossas vidas: vida pessoa e comunitária, vida dos rurais e do mundo. Nestes movimento de encontro e de aliança, o Senhor continuará nos falar nos e somos chamados a lhe responder.
por isso , ele não vai procurar outros lugares que não seja em nossas vidas.
a celebração cristã: uma encontro humano e uma encontro de aliança
- Juntar-se em comunidade, nos re-citua em nossa historia do povo de Deus.
- Escutar a palavra e responder, nos comprometer na transformação do mundo.
- Prestar contas da esperança que nos habita. Ainda,o reencontro do povo de Deus e a dispersão para o testemunho sao os dois tempos de um mesmo movimento que define a Igreja.
Cada celebração é novidade:
a liturgia testemunha que o mistério pascoal nos é contemporâneo , que este acontecimento diz respeito a nossa exigência nos dias de hoje.
todos os acontecimentos, pequenos e grandes, de morte e de vida ,de noite e de luz que balizam os dias, são atravessados pelo o Cristo. Rm 13,11 e 2 Co 6,2.
Celebrar com dignidade e simplicidade
Nossa regra de" vida, já bem antes do concilio Vaticanos II nos relembra que toda celebração deve ser impregnada de simplicidade, de beleza, de verdade e fala "de uma participação plena consciente e cativo por todos.
Quanto mais as causas são simples, mais elas serão significativas.
Em conclusão:
A liturgia não nos pertence: ela é em primeiro revelação de Deus que nos convoca, nos fala e nos envia.
Irmã Odile Chevereau
Prieuré N.S. de Belém, Lombreuil
França