Jubileu do primeiro setembro de 2013 ao Brasil
Na França onde nasceu nossa congregação setenta anos atrás, festejamos este aniversario associado aos vinte e cinco (25) anos de acolhimento dos primeiros irmãos africanos e também a decisão de partir no Brasil no mesmo époque.
No Brasil, festejamos também estes aniversários com alegria e isso foi o primeiro de setembro 2013 em Palestina do Para.
Os irmãos de coquelandia e de cruzeiro de Roma participaram; o irmão Pedro, já muito fraco fisicamente estava conosco. ““Pedro “escreveu dentro seu caderno da data dos dois (2) de setembro “: “ ontem ,na festa do jubileu ,nós fiquemos ,mesmo com as dores e estava feliz de ser presente”. O irmão Eugenio estava feliz de ser aqui para ser conosco deste festa.
O dia inicia com uma missa celebrado com os irmãos padres a 8 horas da manhã na igreja principal com muito participação ; com os cânticos bem animados ,já de festa de jubileu....a congregação com os principais datas que foram importantes foram apresentados; os irmãos presentes foram convidados a se apresentados. O Irmão Jean Marie que fiz parte da primeira equipa que iniciava o projeto, faz quase vinte cinco (25) anos inicio este historia dos primeiros tempos.
Depois a missa ,todo o povo se encontrava dentro a casa dos irmãos; muitos cadeiras foram disposados em baixo dum espaces de sombra dos arvores por um encontro convivial. Muitos irmãos falaram para dizer como eles perceberam dentro a vida deles o projeto do Padre Epagneul ,nosso fundador, depois o inicio da congregação com as inserções diversas das comunidades da França e abertura além das fronteiras em África e ao Brasil; a historia das comunidades do Brazil,a evolução deles com as diferentes implantações depois o inicia no Brasil.
Um refrão foi cantado tudo o tempo do dia e lembrava o tema de nosso jubileu : a fraternidade
Fraternidade ,palavra tão bonita fraternit´une si belle parole
Fraternidade é mudar o coração fraternité , c´est changer le coeur
Fraternidade que o mundo solicita fraternité dont le monde a besoin
Fraternidade é ser irmão de seu irmão fraternité, c´est être frère de son frère
Tudo e todos pela vida . sem mais gente excluído no banquete que nos da Jesus. Caminha e verdade ,vida e luz.
O almoço oferecido e preparado inteiramente por amigos benevolente , isso já à noite entes e de madrugada ,para saciar abonda mente ao redor de mais cem (100) pessoas presentes ; os brasileiros sabem organizar para acolher. O almoço permitiu aos uns e outros de se encontrar e de livremente um jeito também de manter as relações de fraternidade.
A tarde foi animado por diversas leigos ,amigos “ em comunhão” parta fazer um partilhada que foi rico; cada um foi convidado a se expressar que quer dizer a palavra fraternidade. Os menores com os maiores pagaram simplesmente a palavra; as palavras: paz, alegria, solidariedade ,perdão, amor, comunhão, ajudo, respeto,aceitação das diferencias, tolerância.....são as palavras que foram mais expressados.
Nos irmãos fomos confortado dentro nossa vida de fraternidade; fraternidade que faz parte de nossa vida de todos os dias em comunidade de vida; além mais de que pode nos separar de incompreensão ,do julgamento de fato , da falta de abertura a cultura de outra. Mais que nunca ,ressentimos a pertinência de nossa vocação de irmãos missionários do campo com testemunha muitas atuas para o mundo de hoje no Brasil com os outros lugares. O que a gentes que vivem o redor de nos tem de , é de ver o que nos animem e também : “ é Ele que nos anime” “o vê como eles se amam” do Evangelho.
As partilhadas da tarde foram de cantos ,de leituras de textos bíblicas e outras e de orações; foi um dia de jubileu rico de memoria, de partilhada e de símbolos ao redor dos irmãos e da congregação onde todos se sentiam ,cada um em seu lugar, enviado em mesmo missão ,chamado a viver a autenticidade de sua vocação , a fraternidade universal.
Fraternidade palavra tão bonita
Fraternidade é mudar o coração
Fraternidade que o mundo necessita
Fraternidade é ser irmão do seu irmão
Tudo e todos pela vida
Sem mais gente excluída
No banquete que nos da Jesus
Caminho e verdade, vida, luz.
Irmão Tiago Tivoli