O ecumenismo no cotidiano á Mas d’Azil, no sul da França

As relações entre católicos e protestantes neste povoado são marcadas  por  uma longe e dolorosos historia. Os acontecimentos  ergueram   as duas comunidades uma  contra a outra, e neste separação foi  inscrita na memória comitiva de uma  parte da população.
Pouco a pouco, as relações  foram aliadas  e é possível sem se dar conta do sopro do o sopro do Concilio ecumênico  Vaticano II,  em seu decreto sobre o ecumenismo podia dizer: sobre a  ação do Espírito Santo, nasceu um movimento que se amplifica igualmente  em nossos  dias, entre nossos irmãos separados em vista de restabelecer a unidade de todos os cristãos (n° 1)
Se encoraje ao dialogo e a dar os primeiros passos (n°4)
Os primeiros passos
Eles tiveram que começar  o  grupo ACAT (ações dos cristãos para a abolição da tortura), onde se encontravam para refletir e rezar juntos os cristos de duas  confissões. Padres e pastores se abriram a esse  desejo de viver as relações se pacificando e apoiando as iniciativas que iriam neste sentido. Foi assim,  pouco a pouco, que as celebrações comuns foram realizadas: as duas primeiras semanas de setembro, o pastor e o padre foram  de ferias .  no  domingo,há uma só  celebração  e está  programado: o primeiro domingo na sala de culto com pregação  de um  católico e um domingo seguindo  na  igreja com pregação de um  protestante.
1.    No dia mundial de oração  das mulheres, na " semana de oração pela a unidade em  alguns povoados  da região,  durante a festa do povoado, um ano é na igreja e no outro  é no templo. Nas  2 casas de idosos,os irmãos cristãos se juntam para o culto, seja  a missa;  uma vez por ano  a festa do inicio da catequese juntam as  as criancas e catequistas das  2 igrejas (católicos e protestantes);  na vida de cada dia, as relações católicos  e protestantes são fraternas,  amigais e  os numerosos  casamentos  mistos  favorecem isso.  cada igreja está  respeitando mesmo se não sabe muito bem porque tem as rezões destes divergências  ou separações.

Sofrimento e riqueza
É um sofrimento de não poder partilhar o pão da eucaristia; mas o pão da Palavra, nós podemos largamente  partilhar.  E ainda, depois de  dois anos, eu participo  com outras mulheres católicas no grupo bíblico  protestante.
Com sua exortação apostólica Verbum Domini ,Bento XVI  convidou  nos: escutar e meditar a palavra juntos. As  escrituras faz  nos viver uma comunhão real, mesma se ela não é totalmente plena. Eu experimento  uma grande riqueza de poder partilhar e se fortalecer  a fé.  É verdade que no   pontos de vista, algumas  vezes são divergentes, marcados  por  tradições de nossas igrejas, mas eles se exprimam com respeito e uma grande   fé em Cristo nos que  une.

Irmã Yvette
                                                        prieuré Santa Germana,  Le Mas d'Azil
                                                                       França

Imprimir E-mail