2011.n°9. Plantas medicinais

Estágio de Brasília
Ao longo da minha formação de língua Portuguesa no CENFI em Brasília, eu fiz um estágio de uma semana na casa de Leila e Izac, aos trinta quilômetros de Brasília. Esta família me fez descobrir a grande vantagem das plantas medicinais para contribuir a uma boa saúde.
Eu tive a idéia de começar uma horta de plantas medicinais na comunidade de Palestina.Para mim, era uma outra maneira de continuar uma atividade de saúde.

Organizar um grupo para compartilhar nossos conhecimentos
Era importante encontrar em Palestina do Pará umas pessoas interessadas com as plantas medicinais e constituir um grupo para trocar experiências diversificadas. Hoje, com quatro reuniões, o nosso grupo está se organizando; compartilhamos sobre todas as plantas que cultivamos em casa, e assim ficamos mais preparados para enfrentar problemas de carência de saúde.
Tenho participado de um estágio de uma semana na organização de Economia Solidaria em Parauapebas, onde tive a possibilidade de descobrir uma horta de plantas medicinais e participar de um teste para rastrear o problema da saúde, ver como se faz a preparação das plantas em farmácia , ou diretamente  como chá, tintura, pomada.
Esse objetivo está igualmente situado no sentido da Campanha da Fraternidade de 2011, evento organizado todos os anos pela CNBB.
Também é oportunidade de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e as mudanças climáticas, e assim motivá-las para participar de ações que visam enfrentar os problemas ligados à natureza e à preservação das condições de vida no planeta.

Horta de plantas medicinais
Hoje, eu cultivo vinte e seis plantas diferentes na horta da nossa comunidade. Esse trabalho muito me agrada, pois ele me dá de encontrar diferentes pessoas da nossa cidade.
Eu me formo para aprender a função de cada uma das plantas da minha horta , plantas que, nas minhas relações, algumas pessoas me dão. Também se trata de descobrir o modo de preparação dos remédios e ver como participar a uma solidariedade na saúde com mais pessoas.
Nosso grupo “plantas medicinais” permite  compartilhar as técnicas e conhecimentos de cada planta que nós conhecemos.
Medicina natural
A natureza é capaz de curar as doenças. As plantas são criação de Deus para os seres humanos.  Os valores das plantas medicinais são reconhecidos por todos.
A medicina natural é, sem dúvida, uma solução para viver com saúde. Economizar é importante para as famílias pobres e combater as doenças, com as plantas, é um objetivo a sempre continuar.
Ir Antonio.

Imprimir E-mail