Mandala

DSC05134Quem vê pela primeira vez acha a idéia um pouco estranha. Ao invés de uma plantação tradicional, os canteiros são circulares, formados ao redor de uma fonte de água.

É um sistema de produção que, em terreno pequeno e com poucos recursos, pode fornecer legumes e verduras. É uma fonte de renda para as famílias.

Estes círculos é um sistema solar: o sol no centro é a reserva de água e o redor as 9 galáxias.
Os legumes plantados: cereais, legumes, avres fruteiras, erva para os animais, plantas medicinais e flores. A criação do pexes, de patos... É uma nova forma de cultivar e produzir legumes. Os caminhos projetados são para ajudar na irrigação e na colheta.

DSC05391

Fertilizantes orgânicos são os elementos nutrientes para as plantas e a palha conserva a umidade e protege a terra. A Mandala tem várias vantagens, pois permite a máxima utilização da terra, água e permite uma boa produção. É ideal para agricultura familiare.

De onde vem este projeto?

A idéia de mandala veio através de um irmão que tinha visto um no internet no Nordeste do pais.

Fizemos uma visita de mandala durante o nosso encontro anual numa escola de Imperatriz para ver como funcionava uma mandala. Eu vi que era possível com o terreno que temos.
Deu-me a idéia de fazer um e a decisão foi tomada.
.
Alguns mês depois, nós recebemos uma proposta do Secretario da Agricultura de construir em parceria conosco para iniciar uma mandala.
Outras pessoas beneficiaram também. Hoje entre os 4 ou 5 mandalas que foram feitas na prefeitura de Palestina, só aquela dos irmãos que funciona.


A experiência foi muito possitive. Isso me permitiu de encontrar e trabalhar com as pessoas.


A produção também foi boa. Consumimos, damos e vendemos.
Tivemos 103 peixes que estamos consumindo. Tem 6 patos e patinhos.

Há também plantas medicinais. O grande segredo da mandala é a presença. Irmãos Jean Marie e Antonio tomaram conta e a horta está muito bonita. Venham visitar.

 

Irmão Basilio

Imprimir